Os 5 Erros que os Professores Cometem e como Evitá-los
By
É 
muito estressante e até emocionalmente doloroso lidar com a ansiedade de
 ter de enfrentar, todos os dias,  uma turma que você não está certa de 
poder controlar. O que , de fato, é realmente frustrante nesta situação 
é: ter responsabilidades a cumprir e não ter as devidas ferramentas para
 fazer isso.
Lembro bem
 no início da minha carreira, o sentimento de incapacidade que eu 
sentia, antes de descobrir as ferramentas certas para combater a 
indisciplina na sala de aula.  Você se sente insegura, chegando a 
duvidar da sua competência enquanto Professor. É frustração, misturado 
com raiva e impotência. É inclusive esse conjunto de sentimentos 
negativos que levam muitos Professores a desistirem da profissão.
O triste 
de tudo isso é que, muitos que desistem prosseguem acreditando que 
falharam na profissão, enquanto que a verdade é que não tinham 
ferramentas apropriadas para lidar com a questão.
Nos bancos
 das Universidades ninguém toca nesta questão parece que a única coisa 
que o Professor tem de fazer é entrar na sala e “dar” aula. Ninguém 
fala  da falta de educação e desrespeito, ninguém comenta sobre a 
indisciplina ou violência, ninguém aborda a falta de limites e muito 
menos, sequer sugere o que fazer quando a situação não está no nosso 
“script”, chamado Plano de Aula.
Em um 
roteiro quando é produzido um filme ou peça de teatro, há um “script”, e
 tudo deve ser feito conforme está escrito e determinado lá. Mas, e na 
sala de aula, quando nosso “script” não dá conta do nosso dia a dia? O 
que fazer então ?
Para ser 
honesta, sempre parecia que todos a minha volta queriam mais era que eu 
perdesse essa batalha, pois viviam alertando-me acerca do que os pais 
iriam dizer ou fazer. Na verdade todos estavam mais preocupados em não 
perder os alunos ou ainda não provocarem a ira dos pais,  do que 
oferecer o apoio que eu precisava.
Aprendi
 às duras penas, que tudo o que haviam  dito a respeito de como 
disciplinar os alunos estava errado pois  não funcionava. Na verdade, a 
única coisa que eu precisava era que os alunos fossem 100% respeitosos, 
fizessem as tarefas, e prestassem atenção todas as vezes.
Assim, não
 importasse a classe social do aluno, seu histórico de comportamento, 
seu nível de socialização. Uma vez que esse aluno entrasse na minha sala
 de aula, ele deveria dar conta de suas responsabilidades e cumprir suas
 tarefas.  Há muitos anos atrás esta afirmação já era utópica, no 
entanto ainda hoje, para muitos ela ainda é um “delírio” impossível de 
alcançar.
Hoje é 
sabido, que mesmo a pior turma, e ainda que  a escola esteja localizada 
em um meio hostil, este objetivo pode ser alcançado. Não ocorrerá do dia
 para a noite, será preciso esforço, paciência e principalmente 
persistência.
A “mágica”
 ocorre quando você descobre e utiliza  as ferramentas e estratégias 
apropriadas que tornam todos os alunos mais responsáveis e aplicados. Ao
 ter em mãos essas novas ferramentas  a sua sala de aula sofre uma 
transformação porque o seu  jeito de dar aula também muda.
Constatei 
ao longo da minha carreira que a indisciplina ocorre por uma série de 
fatores, porém alguns desses fatores era eu mesma que provocava. Isso 
mesmo ! Não estou aqui eximindo a parte que cabe a família, ao gestor, 
ao governo, aos astros, seja lá quem for que você queira transferir a 
culpa, o fato é que tive de dar a mão a palmatória, descer do salto, 
 humildemente reconhecer esse fato e procurar consertar o que era a 
minha responsabilidade fazer.
Veja 
abaixo os 5 grandes erros que eu cometia e, infelizmente,  muitos 
Professores estão cometendo, talvez até você, inconscientemente, também 
esteja. Por isso é hora de rever sua prática em cada um dos itens 
abaixo:
- Erro no. 1: Disciplinar toda a sala de uma só vez
- Erro no. 2: Bater boca com o aluno, ao invés de dar a direção do que fazer
- Erro no. 3:  Ameaçar, ameaçar, ameaçar e …….não cumprir
- Erro no. 4: Uso de linguagem não verbal de forma inadequada
- Erro no. 5:  Aula chata do começo ao fim
Nenhum comentário:
Postar um comentário