Margarida Elisa Ehrhardt Ferreira[1]
Nas últimas décadas do século XX observamos a modificação
mundial no âmbito das suas diferentes organizações: social, econômica,
política, tecnológica, científica e cultural. Muitas descobertas científicas
trazem um expressivo desenvolvimento tecnológicoreorganizando a sociedade,
globalizando economia e permitindo a virtualidade que influencia diretamente
nosso cotidiano. Sendo assim, a robótica, a inteligência artificial, a
informática, a internet e o moderno sistema de telecomunicações alavancam as
áreas de conhecimento para uma nova roupagem evolutiva. Temos hoje um mundo
pragmatico, ideológico,tradicional , cultural e ao mesmo tempo transformador .
Um mundo de criações e registros , ondeatecnologia contemporâneabuscaconservare
transformar o que já existe.
Dentro deste contexto, as pessoas se organizam em grupose
estabelecem criações,relações e costumes, em diferentes áreas e são essas
relações e itens que compõe a sociedade humana que permitem a população
identificar-se enquanto grupo ou indivíduo.A culturaabarca todos estes fatores
que oferecem identidade ao grupo socialformado.
Auréliocoloca como conceito de cultura:
"O conjunto de características humanas que não são
inatas, e que se criam e se preservam ou aprimoram através da comunicação e
cooperação entre indivíduos em sociedade."( Aurélio[2])
"O conjunto complexo dos códigos e padrões que
regulam a ação humana individual e coletiva, tal como se desenvolvem em uma
sociedade ou grupo específico, e que se manifestam em praticamente todos os
aspectos da vida: modos de sobrevivência, normas de comportamento, crenças,
instituições, valores espirituais, criações materiais, etc"(Aurélio)
Observamos que a cultura portanto engloba desde a linguagem
ao costumeao longoda história o que se diferencia da conceituação de
civilização que se restringe a" um conjunto de criaçõesde uma determinada
época da história ou determinado período de tempo" (Ávila[3] 1987).
Dentro de nossa sociedade muitas instituições
existem.Família e escola são organizações indissociáveis que contribuem para a
cultura e a formação humana.A Escola é responsável pela educação formal do
indivíduo e precisa sistematicamente se organizar e investir
institucionalmente. È necessário que se afirme enquanto espaço social de
construção de significados, constituídos de ações de cidadania .È necessário
ainda propiciar o domínio de recursos que levem ao diálogo consciente
partindoda leitura e do conhecimento, . A junção família e escola constroem
novas relações que vêm sendo estabelecidas tomando como referência os pilares
estabelecidos pela UNESCO: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a
ser, oferecendo ao aluno instrumentos para uma educação permanente.
A função da escola então, se estende além da construção do
conhecimento. Passa pelas relações, interações, pela comunidade escolar, gestão
democrática e pelo conhecimento em si, além de solicitar a organização dos
espaços e tempos de uma forma diferenciada do modelo tradicional. A Educação
atual pede uma postura de remodelação do professor com uma proposta mais
elaborada de trabalho, abortando ao máximo a proposta tradicional de ensino.
Abrimos as janelas para o sol do conhecimento, da tecnologia, da cooperação, da
interação, do diálogo podendofalar em nossa prática, das aprendizagens significativas
ede um currículo voltado para as competências.
Buscando um currículo com princípios pautados na
integralidade do conhecimento, na interdisciplinaridade e na contextualização é
necessário empreender esforços para desconstruir a concepção de currículo como
um plano de disciplinas fragmentadas e isoladas como tradicionalmente fomos
formados. È importante refletir que, o currículo para competências busca o
desenvolvimento da autonomia, do pensamento crítico, da compreensão dos
princípios científicos e tecnológicos, dos processos produtivos, destacando o
diálogo, a interação, a argumentação como aspectos fundamentais no processo de
formação do indivíduo. A mobilização dos recursos cognitivos, como saberes,
capacidades, informações dentre outros, para solucionar com propriedade e
eficácia diferentes situações designamos Competência, conceito desenvolvido por
Perrenoud[4] . Para a educaçãodentro desta ótica, visando como produto futuro o
trabalho, elecomplementa destacando a importância de treinar determinadas
habilidades/aptidões em etapas didáticas que se desenvolvem nas relações dos
saberes e da sua aplicação no cotidiano de forma reflexivae ao mesmo tempo
prática. A organização do currículo por competências sugere, portanto
a ruptura com o modelo tradicional.
DA ESCOLA UM NOVO HORIZONTE PARA O MUNDO
O que sei?
É um questionamento que o professor deve realizar sempre.
Será que tudo o que sei é suficiente para contemplar minhas necessidades
profissionais, em um mundo tecnológico?Acompanho com presteza as evoluções?Inclusive
a evolução da instituição escola, observando suas novas necessidades?
Que novas necessidades a escola precisa?
A escola precisa se modernizar. Precisa acompanhar a
evolução global, a interatividade mundial. Sua escola consegue interagir com o
mundo tecnologicamente e humanamente?
Quais estratégias são pensadas para sua evolução?
Buscar a qualificação para o trabalho em uma escola que
considera o aluno em seu conhecimento, sua cultura e suas possibilidades é o
primeiro passo.Pensar enquanto mediadores deste processo intenso que é de
aprender e ensinar è necessário refletir nosso papel ,já que buscamos formar
sujeitos conscientes e atuantes na sociedade brasileirae Nóvoa[5](2001) traz
uma colocação bastante interessante:
"O professor é um organizador de aprendizagens, de
aprendizagens viaos novos meios informáticos, por via dessas novas realidades
virtuais.(...) o professor como alguémque compreendee detém determinado
conhecimentoe é capaz de reelaborar o sentidoda sua transposição didática , como
agora se diz, no sentidoda sua capacidade de ensinara um grupo de alunos.(...)
as escolas valem o que vale a sociedade.Não podemos imaginar escolas
extraordinárias, espantosas, onde tudo funcionabem numa sociedade em que nada
funciona."
O autor coloca importância de desde já formarmos a
consciência cidadã, e por meio de nosso trabalho consigamos modificar o atual
cenário educacional que se encontra ainda em estado latentee absorto em um
mundo rápidoe vibrante fora dos espaços escolares.
Pensando em modificar esta situação, o professor precisa
conhecer as teorias educacionais para refletir sobre a sua práxis. Sim, teoria
e prática juntas visando o sucesso da aprendizagem, onde alguns princípios
devem ser lembrados:
História do aluno considerada no processo;
Autoconceito do aluno influenciando em sua capacidade de aprender;
Aprendizagens relevantes para a vida do aluno, articulando-se com conhecimentos
anteriores;
Motivação do aluno;
Aprendizagem vivenciada é duradoura;
Elogios como arma poderosa para a promoção da aprendizagem;
Promover a repetição se situações de aprendizagens de forma interessante;
Conhecimento dos erros para dar solidez à aprendizagem;
Identificação por parte do professor do modo como cada aluno se apropria do
conhecimento;
Aprender a aprender para a conquista da autonomia de continuar aprendendo.
Diálogo como elemento de construção de conhecimentos;
O professor atuando como um mediador do processo.
Escola não é apenas o espaço físico, que muitas vezes se torna sem atrativo,
com uma rotina e proposta educativa maçante. É necessário pensar quais os
objetivosa longo prazo a educação quer cumprir e as metas nestecenário.
Estes princípios permitem ao professor prioritariamente
buscar no currículo voltado para as competências onde as áreas de conhecimento
devem ser priorizadas. Nós professores o quanto mais visarmos estratégias de
trabalho interessantes estaremos cumprindo nosso objetivo: educação formal com
qualidade.
[1] Licenciada pelo UNICEUB em Pedagogia com habilitação em Magisterio
e Administração Escolar,;Especialista em EAD pela Faculdade SENAC ,
Professorade Educação Infantil e séries Iniciais do Ensino Fundamental desde
1990. Sua Experiência em Educação a Distância ,perpassa na área de tutoria e
como Orientadora de Aprendizagemno programa Um Salto para o Futuro ,IESB Já
desenvolveu ações de gestão escolar em direção de escola.Atualmente desenvolve
projetos relacionados a tecnologia educacional e inclusão digital e o
desenvolvimento de competências.Atua como pesquisadora pela OSCIP MEDIATECA
/UNBna área de inclusão digital voltada para a formação de professores e novas
metodologias.e-mail:guielisa@terra.com.br
[2] Dicionário eletrônico
[3] AVILA, Fernando Bastos de.Introdução à sociologia.Ed.Agir,1987
[4] Philippe Perrenoud é sociólogo suíço professor na
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade de Genebra,
[5]NÓVOA, Antonio. O professor pesquisador e
reflexivo.Entrevista concedida ao programa Um Salto para o Futuro - TVE Brasil.
Disponível em: <http://tvebrasil.com.br/salto/entrevistas/antonio_novoa.htm>.
Acesso em: mar. 2007
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