Artigo - Bullying, o que é, suas causas, incidência na escola, atitudes a tomar e formas de prevenção.
 Brigas, ofensas, disseminação de comentários maldosos, agressões 
físicas e psicológicas, repressão. A escola pode ser palco de todos 
esses comportamentos, transformando a vida escolar de muitos alunos em 
um verdadeiro inferno.
 Gislaine, aluna do terceiro ano, de oito anos, estava faltando 
frequentemente à escola. Quando comparecia, chorava muito e não 
participava das aulas, alegando dores de cabeça e medo. Certo dia, 
alguns alunos procuraram a professora da turma dizendo que a garota 
estava sofrendo ameaças. Teria que dar suas roupas, sapatos e dinheiro 
para outra aluna, caso contrário apanharia e seria cortada com estilete.
 Carlos, do sexto ano, foi vítima de alguns colegas por muito tempo, 
porque não gostava de futebol. Era ridicularizado constantemente, sendo 
chamado de gay nas aulas de educação física. Isso o ofendia 
sobremaneira, levando-o a abrigar pensamentos suicidas, mas antes queria
 encontrar uma arma e matar muitos dentro da escola.
 Os casos descritos acima são reais e revelam a agressão sofrida por 
crianças dentro da escola, colhidos e narrados por Cleo Fante como parte
 de uma pesquisa sobre a violência nas escolas, publicados em seu livro Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz.
 Esses e muitos outros casos de agressões e violências entre os alunos 
desde as séries iniciais até o Ensino Médio, demonstram uma realidade 
assustadora que muitos desconhecem, ou não percebem, trazendo à tona a 
discussão sobre o fenômeno bullying, o grande vilão de toda essa 
história. Mas o que é? Quais as causas? Como prevenir?
 Significado do termo
 A palavra bullying é derivada do verbo inglês bully que significa usar a
 superioridade física para intimidar alguém. Também adota aspecto de 
adjetivo, referindo-se a valentão, tirano. Como verbo 
ou como adjetivo, a terminologia bullying tem sido adotada em vários 
países como designação para explicar todo tipo de comportamento 
agressivo, cruel, intencional e repetitivo inerente às relações 
interpessoais. As vítimas são os indivíduos considerados mais fracos e 
frágeis dessa relação, transformados em objeto de diversão e prazer por 
meio de brincadeiras maldosas e intimidadoras.
 Desconhecimento e indiferença
 Estudos indicam que as simples brincadeirinhas de mau gosto de
 antigamente, hoje denominadas bullying, podem revelar-se em uma ação 
muito séria. Causam desde simples problemas de aprendizagem até sérios 
transtornos de comportamento, responsáveis por índices de suicídios e 
homicídios entre estudantes.
 
 Mesmo sendo um fenômeno antigo, mantém ainda hoje um caráter oculto, 
pelo fato de as vítimas não terem coragem suficiente para uma possível 
denúncia. Isso contribui com o desconhecimento e a indiferença sobre o 
assunto por parte dos profissionais ligados à educação. Pode ser 
manifestado em qualquer lugar onde existam relações interpessoais.
 Consequências marcantes
 As consequências afetam a todos, mas a vítima, principalmente a típica 
(ver quadro), é a mais prejudicada, pois poderá sofrer os efeitos do seu
 sofrimento silencioso por boa parte de sua vida. Desenvolve ou reforça 
atitude de insegurança e dificuldade relacional, tornando-se uma pessoa 
apática, retraída, indefesa aos ataques externos.
 
 Muitas vezes, mesmo na vida adulta, é centro de gozações entre colegas 
de trabalho ou familiares. Apresenta um autoconceito de menos valia e 
considera-se inútil, descartável. Pode desencadear um quadro de 
neuroses, como a fobia social e, em casos mais graves, psicoses que, a 
depender da intensidade dos maus-tratos sofridos, tendem à depressão, ao
 suicídio e ao homicídio seguido ou não de suicídio.
 
 Em relação ao agressor, reproduz em suas futuras relações o modelo que sempre lhe trouxe resultados: o do mando-obediência pela força e agressão. É fechado à afetividade e tende à delinquência e à criminalidade.
 
 Isso, de certa maneira, afeta toda a sociedade. Seja como agressor, 
como vítima, ou até espectador, tais ações marcam, deixam cicatrizes 
imperceptíveis em curto prazo. Dependendo do nível e intensidade da 
experiência, causam frustrações e comportamentos desajustados, gerando, 
até mesmo, atitudes sociopatas.
 O papel da educação
 A educação do jovem no século 21 tem se tornado algo muito difícil, 
devido à ausência de modelos e de referenciais educacionais. Os pais de 
ontem mostram-se perdidos na educação das crianças de hoje. Estão cada 
vez mais ocupados com o trabalho e pouco tempo dispõem para dedicarem-se
 à educação dos filhos. Esta, por sua vez, é delegada a outros, ou em 
caso de famílias de menor poder aquisitivo, os filhos são entregues à 
própria sorte.
 
 Os pais não conseguem educar seus filhos emocionalmente e, tampouco, 
sentem-se habilitados a resolver conflitos por meio do diálogo e da 
negociação de regras. Optam muitas vezes pela arbitrariedade do não ou 
pela permissividade do sim, não oferecendo nenhum referencial de 
convivência pautado no diálogo, na compreensão, na tolerância, no limite
 e no afeto.
 
 A escola também tem se mostrado inabilitada a trabalhar com a 
afetividade. Os alunos mostram-se agressivos, reproduzindo muitas vezes a
 educação doméstica, seja por meio dos maus-tratos, do conformismo, da 
exclusão ou da falta de limites revelados em suas relações 
interpessoais.
 
 Os professores não conseguem detectar os problemas e, muitas vezes, 
também demonstram desgaste emocional com o resultado das várias 
situações próprias do seu dia sobrecarregado de trabalhos e dos 
conflitos em seu ambiente profissional. Muitas vezes, devido a isso, 
alguns professores contribuem com o agravamento do quadro, rotulando com
 apelidos pejorativos ou reagindo de forma agressiva ao comportamento 
indisciplinado de alguns alunos.
 O que a família pode fazer?
 Não há receita eficaz de como educar filhos, pois cada família é um 
mundo particular, com características peculiares. Mas, apesar dessa 
constatação, não se pode cruzar os braços e deixar que as coisas 
aconteçam, sem que os educadores (primeiros responsáveis pela educação e
 orientação dos filhos e alunos) façam algo a respeito.
 
 A educação pela e para a afetividade já é um bom começo. O exercício do
 afeto entre os membros de uma família é prática primeira de toda 
educação estruturada, que tem no diálogo o sustentáculo da relação 
interpessoal. Além disso, a verdade e a confiabilidade são os demais 
elementos necessários nessa relação entre pais e filhos. Os pais 
precisam evitar atitudes de autoproteção em demasia, ou de descaso 
referente aos filhos. A atenção em dose certa é elementar no processo 
evolutivo e formativo do ser humano.
 O que a escola pode fazer?
 Em relação à escola, em primeiro lugar, deve conscientizar-se de que 
esse conflito relacional já é considerado um problema de saúde pública. 
Por isso, é preciso desenvolver um olhar mais observador tanto dos 
professores quanto dos demais profissionais ligados ao espaço escolar. 
Sendo assim, deve atentar-se para sinais de violência, procurando 
neutralizar os agressores, bem como assessorar as vítimas e transformar 
os espectadores em principais aliados.
 
 Além disso, tomar algumas iniciativas preventivas do tipo: aumentar a 
supervisão na hora do recreio e intervalo; evitar em sala de aula 
menosprezo, apelidos, ou rejeição de alunos por qualquer que seja o 
motivo. Também pode-se promover debates sobre as várias formas de 
violência, respeito mútuo e a afetividade, tendo como foco as relações 
humanas.
 
 Mas tais assuntos precisam fazer parte da rotina da escola como ações 
atitudinais e não apenas conceituais. De nada valerá falar sobre a não 
violência, se os próprios profissionais em educação usam de atos 
agressivos, verbais ou não, contra seus alunos. Ou seja, procurar evitar
 a velha política do “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”.
 Ações exemplares
 Há diversos exemplos claros de ação eficiente contra o bullying no espaço escolar. Uma delas é o programa Educar para a paz,
 criado e desenvolvido por Cleo Fante e equipe, que trabalha com 
estratégias de intervenção e prevenção contra a violência na escola. 
Além disso, também existem sites sobre o assunto como que visam a 
alertar e informar profissionais e pais no combate ao bullying. 
Destaca-se o trabalho da Associação Brasileira Multiprofissional de 
Proteção à Criança e ao Adolescente, com os sites: www.abrapia.org.br e www.bullying.com.br
 
Geane de Jesus Silva
        psicopedagoga, professora de Psicologia da Educação e coordenadora pedagógica, Jitaúna, BA.                enaeg@hotmail.com
 
Artigo publicado no jornal Mundo Jovem, edição nº 364, março de 2006, páginas 2 e 3.
Características de bullying
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  Segundo Cleo Fante, no livro Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz, os atos de bullying entre alunos apresentam determinadas características comuns:
 • Comportamentos deliberados e danosos, produzidos de forma repetitiva num período prolongado de tempo contra uma mesma vítima;
 
 • Apresentam uma relação de desequilíbrio de poder, o que dificulta a defesa da vítima;
 
 • Não há motivos evidentes;
 
 • Acontece de forma direta, por meio de agressões físicas (bater, 
chutar, tomar pertences) e verbais (apelidar de maneira pejorativa e 
discriminatória, insultar, constranger);
 
 • De forma indireta, caracteriza-se pela disseminação de rumores 
desagradáveis e desqualificantes, visando à discriminação e exclusão da 
vítima de seu grupo social.
 
 
Os protagonistas do bullying
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 A vítima pode ser classificada, segundo pesquisadores, em três tipos:
 • Vítima típica: é pouco sociável, sofre repetidamente
 as consequências dos comportamentos agressivos de outros, possui 
aspecto físico frágil, coordenação motora deficiente, extrema 
sensibilidade, timidez, passividade, submissão, insegurança, baixa 
autoestima, alguma dificuldade de aprendizado, ansiedade e aspectos 
depressivos. Sente dificuldade de impor-se ao grupo, tanto física quanto
 verbalmente.
 • Vítima provocadora: refere-se àquela que atrai e 
provoca reações agressivas contra as quais não consegue lidar. Tenta 
brigar ou responder quando é atacada ou insultada, mas não obtém bons 
resultados. Pode ser hiperativa, inquieta, dispersiva e ofensora. É, de 
modo geral, tola, imatura, de costumes irritantes e quase sempre é 
responsável por causar tensões no ambiente em que se encontra.
 • Vítima agressora: reproduz os maus-tratos sofridos. 
Como forma de compensação procura uma outra vítima mais frágil e comete 
contra esta todas as agressões sofridas na escola, ou em casa, 
transformando o bullying em um ciclo vicioso.
 O agressor pode ser de ambos os sexos. Tem caráter 
violento e perverso, com poder de liderança, obtido por meio da força e 
da agressividade. Age sozinho ou em grupo. Geralmente é oriundo de 
família desestruturada, em que há parcial ou total ausência de 
afetividade. Apresenta aversão às normas; não aceita ser contrariado, 
geralmente está envolvido em atos de pequenos delitos, como roubo e/ou 
vandalismo. Seu desempenho escolar é deficitário, mas isso não configura
 uma dificuldade de aprendizagem, já que muitos apresentam nas séries 
iniciais rendimento normal ou acima da média.
 Espectadores são alunos que adotam a lei do silêncio.
 Testemunham a tudo, mas não tomam partido, nem saem em defesa do 
agredido por medo de serem a próxima vítima. Também nesse grupo estão 
alguns alunos que não participam dos ataques, mas manifestam apoio ao 
agressor.
 
 
Como identificar os envolvidos?
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 De acordo com as indicações de Dan Olweus, psicólogo norueguês da 
Universidade de Bergen e importante pesquisador sobre o assunto, para 
que uma criança ou adolescente seja identificado como vítima ou 
agressor, pais e professores precisam ter atenção se o mesmo apresenta 
alguns comportamentos:
 VÍTIMA
 Na escola
 • Durante o recreio está frequentemente isolado e separado do grupo, ou procura ficar próximo do professor ou de algum adulto;
 • Na sala de aula tem dificuldade em falar diante dos demais, mostrando-se inseguro ou ansioso;
 • Nos jogos em equipe é o último a ser escolhido;
 • Apresenta-se comumente com aspecto contrariado, triste, deprimido ou aflito;
 • Desleixo gradual nas tarefas escolares;
 • Apresenta ocasionalmente contusões, feridas, cortes, arranhões ou a roupa rasgada, de forma não natural;
 • Falta às aulas com certa frequência;
 • Perde constantemente os seus pertences.
 Em casa
 • Apresenta, com frequência, dores de cabeça, pouco apetite, dor de estômago, tonturas, sobretudo de manhã;
 • Muda o humor de maneira inesperada, apresentando explosões de irritação;
 • Regressa da escola com as roupas rasgada ou sujas e com o material escolar danificado;
 • Desleixo gradual nas tarefas escolares;
 • Apresenta aspecto contrariado, triste, deprimido, aflito ou infeliz;
 • Apresenta contusões, feridas, cortes, arranhões ou estragos na roupa;
 • Apresenta desculpas para faltar às aulas;
 • Raramente possui amigos, ou, se possui, são poucos os que compartilham seu tempo livre;
 • Pede dinheiro extra à família ou furta;
 • Apresenta gastos altos na cantina da escola.
 AGRESSOR
Na escola
 • Faz brincadeira ou gozações, além de rir de modo desdenhoso e hostil;
 • Coloca apelidos ou chama pelo nome e sobrenome dos colegas, de forma malsoante;
 • Insulta, menospreza, ridiculariza, difama;
 • Faz ameaças, dá ordens, domina e subjuga;
 • Incomoda, intimida, empurra, picha, bate, dá socos, pontapés, 
beliscões, puxa os cabelos, envolve-se em discussões e desentendimentos;
 • Pega materiais escolares, dinheiro, lanches e outros pertences dos outros colegas, sem consentimento.
 Em casa
 • Regressa da escola com as roupas amarrotadas e com ar de superioridade;
 • Apresenta atitude hostil, desafiante e agressiva com pais e irmãos, 
chegando a ponto de atemorizá-los sem levar em conta a idade ou a 
diferença de força física;
 • É habilidoso para sair-se bem em situações difíceis;
 • Exterioriza ou tenta exteriorizar sua autoridade sobre alguém;
 • Porta objetos ou dinheiro sem justificar sua origem.
 
 
Bibliografia indicada
- 
            
 CONSTANTINI, Alessandro. Bullying, como combatê-lo? : prevenir e enfrentar a violência entre jovens. SP: Itália Nova editora, 2004.
 
 CURY, A. J. Pais brilhantes, professores fascinantes. RJ: Sextante, 2003.
 
 FANTE, Cleo. Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2. ed. rev. Campinas, SP: Verus editora, 2005.
 
 TIBA, Içami. Quem ama, educa! SP: Gente, 2002.
Retirado do endereço:  http://www.mundojovem.com.br/artigos/bullying-quando-a-escola-nao-e-um-paraiso 25/06/2012 às 23Horas
 
 
 
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